A Prática da Ortopedia Moderna

Em nossos consultórios ouvimos diariamente a pergunta: qual sua especialidade? Ombro, joelho, pé…? Estamos no século 21 e a tendência mundial é a super especialização da especialização em todos os ramos de trabalho, em todas as áreas de atuação, desde o advogado trabalhista ao encanador, que conserta o vazamento, mas não fecha o buraco da parede. Este é o mundo atual, com pessoas que realizam procedimentos específicos para situações específicas. Atuando em pequenas partições dentro das profissões afora.

Dentro da Medicina, a Ortopedia e Traumatologia é uma especialidade médica reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina, onde o médico deve realizar um treinamento em práticas clínicas e cirúrgicas dentro de ambiente hospitalar, acompanhando e realizando os procedimentos dos mais simples aos mais complexos dentro desta especialidade médica. São 3 anos de residência médica, em que o profissional se dedica em tempo integral para o preparo profissional. Finalmente, é submetido a um rigoroso exame, com o qual somente os aprovados, realmente capacitados, poderão se dizer especialistas em Ortopedia e Traumatologia.

Dentro deste contexto mundial nasceu o subespecialista. Essas áreas não são reconhecidas oficialmente como especialidade médica. São subespecialidades. Vários comitês foram fundados: joelho, pé e tornozelo, ombro e cotovelo, coluna, quadril e ortopedia infantil, trauma ortopédico, artroscopia, reconstrução e alongamento ósseo. O período de treinamento varia de seis meses a um ano após o término da residência médica.

Com competência foram desenvolvidas inúmeras técnicas de tratamento dentro de cada ramo criado, com o louvável intuito de beneficiar a vida humana. Mas assim, se perdeu o Ortopedista.

É comum irmos a um consultório médico e dividir o nosso corpo para podermos nos tratar por inteiro. Temos dúvidas do que podemos falar para o nosso médico dos problemas que envolvem o nosso corpo, nossa unidade. Pois ele é um médico, que se transformou em especialista e depois em um subespecialista.

A Clínica e Cirurgia Ortopédica Cinagawa possui esta visão subespecializada, que o mundo moderno requer. Possuímos profissionais nas subespecialidades de cirurgia do ombro e cotovelo, da mão, do quadril, do joelho, da coluna vertebral, da oncologia ortopédica e artroscopia (cirurgias minimamente invasivas). Mas não nos esquecemos da unidade do ser humano. Sabemos que, ao se sentar em nossa frente, não está se sentando uma mão, um ombro ou um joelho, e sim uma pessoa à procura da solução de um problema que o seu corpo apresenta. Pois o olhamos como um todo, para, assim, tratar, acompanhar e curar o seu problema.

Material publicado na Revista Bem Estar Saúde e Sucesso Londrina

http://www.sucessolondrina.com.br/revista/bem-estar/revista-bem-estar-edicao-145-2012-ano-16/materias/pratica-da-ortopedia-moderna

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Scroll to Top