Prática de atividades físicas esporádicas pode ser danoso à saúde
Se você é do tipo que adora acordar cedo no fim de semana e correr pelo parque para “tirar o atraso”, ou daqueles que marcam “aquela pelada” com os amigos apenas uma vez por semana, fique atento, pois entre os maiores perigos de se praticar exercício físico de forma inconstante e sem critérios, estão as lesões esportivas como os músculos esqueléticos ou até problemas cardíacos.
Segundo o especialista em medicina esportiva, Aureo Shizuto Cinagawa, fazer esporte sem regularidade e sem planejamento adequado, não é saudável. “É óbvio que praticar atividades, mesmo que seja uma vez por semana, é melhor do que não fazer nada. E para isto é necessário obedecer sua condição clínica e de suas habilidades físicas, mas sem ultrapassar seus limites.
Não se expor a esportes extenuantes e de riscos acidentais e optar por atividades ‘mornas’, como um passeio pelo parque ou uma caminhada é uma boa opção nestes casos, diz.
Para aqueles que se exercitam mais intensamente, a quantidade de atividade física indicada, varia de acordo com o nível de cada um. “Costumo dizer que a qualidade é mais importante que a quantidade, mas se o esporte praticado por um indivíduo lhe traz satisfação, não vejo problema em realizá-lo de três a quatro vezes por semana, ou até mais que isso”, explica.
Para o médico, a melhor maneira de se iniciar e manter uma prática esportiva é escolher uma atividade prazerosa, que possa ser encarada como um momento de descanso. “Esporte também é um meio de extravasar o estresse e as pessoas precisam se lembrar disso”, completa.
Aureo também ressalta que, se a pessoa não é ativa fisicamente ao longo de vida, ele estará sujeito a maior número de patologias na terceira idade.
A desculpa de “falta de tempo” não é justificativa para deixarmos de investir em nós mesmos e nos capacitarmos para ter uma qualidade de vida melhor.
“ Vida é movimento! Mexa-se e seja feliz”