Quais são os sinais de um tumor ósseo?

Muitas pessoas me perguntam quais são os primeiros sinais de um tumor ósseo. Na verdade temos quatro sinais principais:

Dor
Crescimento
Achado no Raio-X
Fratura
A Dor

É um sinal muito inespecífico. Existem algumas características que podem auxiliar no diagnóstico. Normalmente as dores são localizadas no sítio de origem do tumor, não tem relação com o movimento (dói direto), muitas vezes as dores são piores à noite. No início melhoram com uso de anti-inflamatórios e analgésicos, mas aos poucos passam a ficar mais intensos.A causa da dor é relacionada com a perda de massa óssea pelo crescimento do tumor e pelas pequenas fraturas que vão ocorrendo no local. Os tumores malignos a dor é mais intensa enquanto nos benignos pode nem ocorrer o sintoma.

O Crescimento

Alguns pacientes não percebem sequer o surgimento dele. O osteocondroma é um tumor ósseo benigno ,o mais comum de todos, apresenta uma tumoração que cresce de acordo com o crescimento da criança.Algumas vezes pode causar dor, mas é pelo atrito causado nos tendões,nervos ou articulações.

O crescimento rápido pode ser assustador e algumas vezes é relacionado malignidade. (nem sempre).Mas deve ser investigado sempre.

Achado no Raio-X

É muito comum os pacientes terem passado nos Pronto-Socorros e atendidos por algum outro trauma. ”Jogou bola e bateu o joelho”. Ao ser submetido ao exame radiográfico no hospital, o médico atendente ou radiologista observa uma alteração e encaminha-o para avaliação.Muitas vezes são tumores benignos ou falso tumores. Mas já tivemos casos de diagnosticar tumores malignos.

É prudente acompanhar com exames a cada 3 meses (depende do tipo de tumor)

Fratura

A fratura nem sempre é mau sinal. Ocorre por causa da fragilidade ocasionada pelo tumor. São chamadas “fraturas patológicas”.

Podem ser tratadas conservadoramente com gesso, inclusive, mas a maioria delas requer cirurgia. Nem sempre precisamos de biópsia para operá-las.